sábado, 11 de dezembro de 2010

Itaituba: Prefeito Valmir Climaco participa da inauguração do IFPA


Através de convite especial, o prefeito Valmir Climaco participou em Brasília dia 29 da cerimônia de apresentação do Plano Nacional de Educação 2011-2020, e também, da inauguração simultânea dos 25 campi das Universidades Federais e 30 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do qual o município de Itaituba foi contemplado com uma unidade que é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará localizado no bairro Maria Madalena. O evento contou com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva e Ministro da Educação Fernando Haddad, entre outras autoridades da área da educação.

A placa inaugural trás os nomes do presidente Luís Inácio da Silva, Ana governadora Júlia Carepa, ministro da educação Fernando Haddad, prefeito Valmir Climaco de Aguiar, reitor do IFPA Edson Ari de Oliveira, secretário de educação profissional do MEC Eliezer Moreira Pacheco e diretor geral do campus de Itaituba Juracy Correa Castro e será fixada em solenidade local com data a ser definida.

Para o prefeito Valmir Climaco, o Campus Itaituba foi criado no município de Itaituba, para o acolhimento de um público historicamente colocado a margem das políticas de formação para o trabalho e é destinado à elevação do potencial das atividades produtivas locais e da democratização do conhecimento à comunidade em todas as suas representações.

O Campus Itaituba tem como princípio básico a formação de jovens oriundos do ensino fundamental, médio e da clientela específica da EJA, no sentido de proporcionar a esse público ensino continuado de qualidade, bem como maiores oportunidades de acesso ao mundo do trabalho.

O Campus Itaituba abrange os seguintes cursos:

Técnico de Nível Médio, na forma de Integrado e Subsequente, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental, médio e à clientela específica do EJA, que tenham alcançado aprovação em Processo Seletivo;

De nível Superior em Tecnologia, abertos candidatos que tenham concluído o ensino técnico de nível médio, médio ou equivalente, e que tenha alcançado aprovação em Processo Seletivo;

De nível Superior de Licenciatura, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e que tenham sido aprovados em Processo Seletivo;

De nível Superior em Bacharelado e Engenharia, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e que tenham sido aprovados em Processo Seletivo;

De Pós-Graduação, programa Lato Sensu, abertos a candidatos diplomados em curso superior de Tecnologia, Licenciatura, Bacharelado, e que atendam as exigências legais;

Der extensão, abertos a candidatos que atendam a requisitos estabelecidos em cada caso, pela legislação pertinente.


Acabou a regalia

O novo Código de Processo Penal acaba com a prisão especial para autoridades e para quem tem curso superior.
Agora é todo mundo na mesma gaiola.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PMDB fica com cinco ministérios em governo Dilma
Quarta-Feira, 08/12/2010, 07:15:53
Tamanho da fonte: A- A+
O PMDB fechou ontem com a presidente eleita, Dilma Rousseff, seu espaço no futuro governo privilegiando os “padrinhos” da legenda. Os vencedores na indicação para cinco pastas - Minas e Energia, Previdência, Turismo, Agricultura e Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) - são o presidente do Senado, José Sarney (AP), e o presidente nacional da legenda e vice-presidente eleito, Michel Temer (SP).

Sarney e Temer emplacaram dois ministros cada na cota do partido. O sexto ministério ocupado por um peemedebista - Nelson Jobim, na Defesa - é considerada cota pessoal de Dilma. No xadrez da reforma, o PMDB cedeu Saúde, Comunicações e Integração Nacional em troca de Turismo, SAE e Previdência, pastas sem o mesmo prestígio político e orçamentário.

“Com certeza a indicação do meu nome tem a influência do senador Sarney e da governadora Roseana Sarney”, admitiu o deputado Pedro Novais (PMDB-MA). Seu nome é dado como certo para assumir o Ministério do Turismo, pasta que nos últimos dias passou a ser alvo de cobiça de partidos aliados, como o PSB. Além de Novais, o grupo de Sarney já havia conseguido o retorno de Edison Lobão para Minas e Energia. No segundo mandato do presidente Lula, Lobão substituiu a então ministra Dilma Rousseff.

Na cota de Temer estão Wagner Rossi, que será mantido na Agricultura, e o ex-governador do Rio, Moreira Franco, que ficará na SAE. Na escalação ministerial, a novidade ontem ficou por conta do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), cotado para assumir a Previdência. (AE)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Jatene e Jader conversaram sobre o PMDB no governo
Domingo, 05/12/2010, 07:13:17
Tamanho da fonte: A- A+
Na última quinta-feira, o governador eleito Simão Jatene teve encontro reservado com o presidente do PMDB do Pará, Jader Barbalho. Não foram definidos, contudo, nomes do partido para a composição de governo.
Fontes do governo e do PMDB dizem que uma alternativa é chamar o deputado federal eleito José Priante para uma secretaria. Priante teria sinalizado que aceitaria porque tem interesse em se manter em Belém já que seria um dos nomes do partido para disputar a prefeitura da capital em 2012.
O arranjo agrada também porque abriria espaço na Câmara Federal para Luiz Otávio Campos, o primeiro suplente, que tem a simpatia da direção do PMDB e bom trânsito em Brasília. Campos foi senador na gestão de Almir Gabriel e depois migrou para o PMDB. Sempre teve bom relacionamento com os tucanos do grupo de Jatene.
O presidente do PMDB, Jader Barbalho, contudo, nega que tenha tratado de nomes com Jatene. Confirma a participação no governo, mas diz que aguarda as definições do governador eleito. “Seria uma descortesia [indicar nomes]”, disse, afirmando também que na conversa não entrou na pauta a eleição para a Assembleia Legislativa, setor estratégico.
“Esse tema não foi tratado, mas será no momento oportuno”, limitou-se a dizer. (Diário do Pará)