sábado, 31 de dezembro de 2011

Sobre a posse de Jader Barbalho e o futuro

A volta de Jader ao senado muda o que na politica Paraense ?
  • Em Belém, a candidatura de José Priante toma um novo fôlego com o apoio de um senador.
  • A bancada de oposição ao governo Dilma perde uma senadora (Marinor).
  • Jader entra no jogo político das  negociações para a nova composição ministerial.
  • Ele ainda negociará com mais força a composição estadual, anunciada pelo governador Jatene
  • O PMDB terá candidatos em um grande número de prefeituras (Belém - Priante, Ananindeua -Chicão, Marabá - Ítalo Ipojucan, Mojú - Edilson, presidente do PMDB no município,Santarém - Antônio Rocha, Castanhal - Paulo Titan, Parauapebas - Abel, Cametá - Benedito Pompeu, Bragança - Américo Sarmento, Tucuruí - Gualberto ou Cláudio Furman, Altamira - Juvenil, Barcarena - Lourival Cunha,  Marituba - Elivan Cunha, Capanema  - Chico Neto), Itaituba - reeleição do atual prefeito e Rondon do Pará, onde disputará com o PSDB.
  • O PMDB no Pará reforçar seus projetos para 2014. O PMDB poderá lançar candidato, ser vice de Jatene e indicar  o senador ou ainda compor com PT tendo a candidatura ao senado.
Uma coisa é certa, a volta do senador Jader Barbalho fortalece os projetos do PMDB no estado. Como senador, Jader Barbalho deve puxar os debates sobre a Lei Kandir, o aumento dos percentuais dos CFEM pagos pela Vale, que hoje é uma das menores taxas do mundo, a proposta do governo e que fique em 5% do bruto, o que a Vale discordar. Outra pauta muito importante e que os Royalties do petróleo seja distribuído para todos os estados. Jader tem que ser um opositor ferrenho a cobrança de ICMS no estado consumidor, em relação a energia. Precisamos de uma reformar nesta cobrança, toda a energia gerada por Tucuruí no Pará, o estado nada recebe de ICMS, e se deixarmos vai ser assim com Belo Monte.

Outra pauta que interessa ao Pará e a Lei Kandir, hoje o Pará perder com a desoneração das exportações de minérios de  ferro por exemplo. Esta Lei precisa ser alterada, foi criada no governo FHC e mantida intocada no governo Lula e agora no governo Dilma, as compensações devidas ao Pará até hoje não foram pagas pela União. 

No plebiscito, o governador Jatene se defendeu, mostrando que entro no STF como uma ação contra a Lei Kandir, isto é muito pouco, é necessário uma ação politica forte, principalmente no senado, para modificara Lei Kandir