sexta-feira, 8 de abril de 2011

Assentados culpam incra por conflitos de terra na região

Uma comissão de líderes comunitários, vindos de assentamentos variados, vieram reivindicar melhorias para as áreas onde moram

Assentados acusam INCRA de fechar olhos para problemas da região
Uma comissão de líderes comunitários, vindos de assentamentos variados, esteve na redação do jornal O Impacto esta semana. Eles vieram reivindicar melhorias para as áreas onde moram, denominadas pelo Incra como assentamentos. Ocorre que a participação do Incra não está sendo como esperavam os agricultores, por isso resolveram procurar nossa equipe de reportagem para fazer as reclamações.
Entre os líderes comunitários, Luciano Arruda Barreto, representante do Conselho Municipal de Assentados em Santarém, e comunitários vindos do município de Placas, integrantes da Coordenação do Conselho municipal local, Francisco Alves de Sousa e Manoel da Silva, membros da comunidade Princesa Isabel; Antônio Pereira, da comunidade Santa Rita de Cássia. Em todos eles, o agradecimento ao Prefeito de Placas, que segundo eles, tem feito o possível para pelo menos atenuar a situação dos colonos na região.
“Estamos esquecidos pelo Incra”, disse Luciano Arruda, exemplificando que em vários assentamentos, inclusive localizados na grande Santarém, não existe sequer um centro de saúde, muito menos um hospital municipal para atender aos agricultores que moram nos assentamentos. “Quem mora na região da PA-Mojú tem que se deslocar, ou para Belterra ou para Santarém”, falou.
Se este fosse o problema, tudo bem, porém, o maior entrave fica por conta das estradas. “Desde 2002 estamos pedindo por melhorias nas estradas, chegamos a fazer um manifesto no ano de 2004”, falou o comunitário, lembrando que em 2005 o Incra se manifestou para melhorar algumas vias de acesso dos assentamentos, porém, a maior parte do benefício ficou apenas nas boas intenções dos dirigentes do órgão.
Como se não bastasse, falta energia elétrica em boa parte dos assentamentos, exemplo da comunidade Nova Jerusalém, no km 101 da PA-Mojú e na Comunidade Estrela da Bica, onde boa parte do pedido de energia elétrica não foi atendida.
Demarcações – Por conta da falta de áreas demarcadas ocorrem inevitáveis conflitos de terras, um problema grave que infelizmente se tornou normal na região. Na maioria dos problemas, um agravante é a fraca participação do Incra na região. “O Incra ainda não tomou pé da situação, para definir quem são os verdadeiros donos dos assentamentos”, reclamou Luciano. “A situação é tão grave que muitas famílias são obrigadas a se mudar para Santarém com medo de morar na área”, disse Luciano.