quinta-feira, 31 de março de 2011

Hildegardo Nunes planeja novo modelo de gestão para a Sagri


O secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, vai apresentar ao governador Simão Jatene, até o final do semestre, o novo modelo de gestão para que o órgão retome o seu papel de coordenador do setor agropecuário paraense. No novo formato, a Sagri será menos executora e mais coordenadora e articuladora das ações voltadas ao setor.

Segundo o secretário, a meta é estabelecer, a partir do trabalho integrado dos órgãos do setor rural, um novo patamar para o desenvolvimento do Pará. Para alcançar essa meta a Sagri terá um tríplice desafio: dinamizar e transformar a economia, buscar a inclusão e a equidade social e promover o desenvolvimento do setor rural em nível regional, alavancando a capacidade de atuação do órgão e a formação de parcerias articuladas com os organismos representativos do segmento e também com os governos federal e municipais.

Dentro dessa linha, o governo dará prioridade tanto à agricultura familiar como ao agronegócio, por considerar que ambos são necessários para o crescimento econômico.

Quanto à estrutura da Sagri, Hildegardo afirma que tem pela frente o desafio de tornar o órgão ágil, eficiente e desburocratizado para poder atender a sociedade, em especial os produtores e, para isso, espera contar com o apoio não somente dos servidores, mas de todos os segmentos interessados na dinamização e modernização da agropecuária paraense.

Hildegardo também destacou que a Sagri vai fortalecer as ações no interior, buscando a integração das regiões e ampliando a articulação com os agentes financeiros para incrementar o acesso ao crédito rural para os pequenos produtores.

quarta-feira, 30 de março de 2011

SAGRI E CEPLAC PLANEJAM PARCERIA PARA A CACAUICULTURA EM 2011

Atendendo ao convite do Secretário de Agricultura do estado do Pará, Dr. Hildegardo Nunes, estiveram presentes àquela Secretaria no dia 23/02 o Superintendente da Ceplac no estado do Pará, Dr. Raymundo Mello, acompanhado pelo Drs. Luis Pinto de Oliveira (Superintendente Substituto), Augusto Olímpio (Chefe da Pesquisa) e Fernando Mendes (Chefe da Extensão Rural).
A reunião teve como objetivo principal expor ao Dr. Hildegardo Nunes o desempenho da cacauicultura no Estado, tendo como base o ao de 2010, além de dar-lhe conhecimento das metas pretendidas para o ano de 2011.
Os Chefes da Pesquisa e da Extensão Rural fizeram uma breve exposição dos principais dados relacionados a cada uma de suas áreas, tais como: projetos de pesquisa em andamento e em instalação, agricultores, área e municípios assistidos pela Ceplac com a cacauicultura.
O Dr. Raymundo Mello falou da relevância da cacauicultura para o Estado, usando como base de seus argumentos a crescente demanda por essa atividade, aliada ao fato de ser uma daquelas que no Estado garante renda ao produtor rural, além de atender os ditames atuais de desenvolvimento com responsabilidade ambiental.
Após breve diálogo sobre os interesses da Secretaria de Agricultura com relação à cacauicultura, manteve-se a reunião como aberta onde, a assessoria de cada um dos dirigentes passará a manter estreito contato, para sugerir projetos e ações que levem ao atendimento pleno de ambas as Instituições, já que eles são comuns quanto ao desenvolvimento da base agrícola do Estado.
Concluídos 1.275 km de estradas vicinais em assentamentos no Oeste do Pará PDF Imprimir E-mail
Seg, 14 de Março de 2011 10:39
No ano de 2010, a Superintendência Regional do Incra em Santarém atestou a conclusão de 1.275 quilômetros de estradas vicinais em projetos de assentamento na região, entre obras de complementação e construção. Até o momento, o investimento foi de R$ 38,2 milhões.

"A Regional do Incra no Oeste do Pará (Santarém) empreendeu um grande esforço nos últimos meses no sentido de elaborar projetos de engenharia para a construção e complementação de estradas vicinais, recebendo o reforço de profissionais da sede da autarquia, em Brasília, e de outros estados. Aprovados os projetos, onde constam demandas apresentadas pelos movimentos sociais e pelas famílias assentadas, o Incra atua na fiscalização das obras para garantir o cumprimento dos contratos e convênios", explica a superintendente regional, Cleide Souza.

estradasOs 1.275 quilômetros de estradas vicinais correspondem a obras contratadas ou conveniadas nos anos de 2008 e 2009 (veja aqui) e que foram concluídas no ano passado. Foram beneficiados 25 projetos de assentamentos e uma unidade de conservação com famílias reconhecidas como clientes de reforma agrária, a Floresta Nacional do Tapajós, onde, até a presente data, foram concluídos 15 quilômetros. Ao se considerar que as obras atendem, direta ou indiretamente, a todas as comunidades desses projetos, considera-se que 10.466 famílias estão no rol de beneficiárias das obras.

O projeto de assentamento Moju I e II, cuja área incide nos municípios de Santarém e Placas, foi o mais contemplado com a ação de infraestrutura de estradas. Em 2010, foram entregues 272 quilômetros de vicinais no assentamento. O presidente da Central das Associações de Comunidades do assentamento Moju I e II e do todo o Pará, Marlisson Ferrete, informa que as melhores condições de trafegabilidade no assentamento atraíram mais linhas de ônibus para o transporte dos moradores.

Os reflexos também são percebidos na educação dentro do Moju I e II. Marlisson Ferrete afirma que as empresas selecionadas para o transporte escolar hoje oferecem veículos em boas condições, reflexo das estradas recuperadas e da abertura de novos ramais.

No aspecto da produção, os assentados se mobilizam para criar uma cooperativa e já  aumentaram a produção de milho, mandioca e pimenta do reino. "O assentamento desenvolveu mais a produção. Já dá para perceber a mudança. Inclusive, existe uma mobilização para o assentamento aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal", adianta Ferrete. O PAA adquire alimentos de agricultores familiares e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais.

Estradas em construção

Atualmente, estão em fase de construção e/ou complementação 636,45 quilômetros de vicinais, dos quais, 515 contratados em 2010 e os demais em 2008. Ao todo, serão beneficiados 16 projetos de assentamento.

Abastecimento de água

No item infraestrutura, o Incra também atua para garantir melhores condições de acesso à água. Em 2010, foram entregues 31 sistemas simplificados de abastecimento de água em seis assentamentos: Moju I e II, Ituqui, Tapera Velha, Corta Corda, Lago Grande e Juruti Velho. O investimento foi de R$ 5,4 milhões.
Engenheiro Celso Lacerda assume presidência do Incra


Agência Brasil


BRASÍLIA - Prometendo implantar “uma gestão nos padrões da iniciativa privada, gastando menos e produzindo mais”, assumiu na tarde desta terça-feira (29) a presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o engenheiro agrônomo Celso Lacerda. Segundo ele é necessário desenvolver novas ferramentas de controle, como o aprimoramento da informatização dos sistemas da instituição para “ter um controle mais eficiente, mais rápido e mais rigoroso dos recursos aplicados”.

O novo presidente do Incra disse que já foi um grande crítico do programa de distribuição de terras praticado no Brasil há alguns anos, onde, segundo ele, “se criava um projeto de assentamento e nem sequer davam estrutura básica”, como escola, moradia e saneamento. Para Lacerda, isso vem mudando desde o governo Lula, mas ainda é preciso mudanças, como uma assistência técnica mais atuante.

“Queremos mudar o modelo tecnológico de produção dentro dos assentamentos [mais de 8 mil em todo o país] para que eles sejam viáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental. Isso se faz com assistência técnica e técnicos, inclusive, que a gente não tem em número suficiente”.

Lacerda adiantou que o Incra terá mudança de atuação voltada para regiões onde há “extrema pobreza”, uma das prioridades de governo. “A principal região hoje é o semiárido nordestino, que tem uma condição muito pobre e regiões pontuais como, por exemplo, o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais”.

Antes de assumir a presidência do órgão, Lacerda, de 48 anos, nascido em Tupã (SP), foi diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, cargo assumido em 2008. Foi secretário municipal de agricultura de Ponta Grossa (PR), onde se formou em agronomia e matemática pela Universidade de Ponta Grossa e fez especialização em economia agroindustrial. Em 2003, assumiu a Superintendência Regional do Incra no Paraná. Durante 23 anos atuou em cooperativas, prestando assistência técnica em assentamentos do interior paranaense.

O ex-presidente do Incra, Rolf Hackbart, será assessor especial no ministério da Ciência e Tecnologia.

terça-feira, 29 de março de 2011

Jader em Brasília


Jader foi para Brasília tratar do pedido de ratificação junto ao Supremo por conta do empate, pedindo que adeque o resultado para o julgamento decisivo, o da semana passada.
Depois é aguardar o despacho monocrático de Joaquim Barbosa, para então pedir ao TRE que marque a diplomação e depois tome posse.
Segundo o advogado de Jader, Dr Alckimim, tudo deve acontecer muito rápido. Capiberibe acha que em 15 dias toma posse.
Se o ministro resolver agir de maneira protelatória, aí pode-se entra com liminar para que a resolução do Supremo seja logo colocada em prática.
Presidente do Incra toma posse nesta terça-feira PDF Imprimir E-mail
Sáb, 26 de Março de 2011 21:57
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, recebeu na sexta-feira (25) o secretário executivo do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), Gilberto Portes de Oliveira, para definir agenda de reuniões sobre o tema agrário no Brasil. Na ocasião, o ministro Florence apresentou o futuro presidente do Incra, o engenheiro agrônomo Celso Lisboa de Lacerda, que assumirá o cargo nesta terça-feira (29), às 14h, em solenidade que será realizada no auditório Alberto Passos Guimarães, que fica no 22º andar da sede nacional da autarquia, localizada no Setor Bancário Norte (SBN), quadra 01, bloco D, em Brasília (DF).

florence_celsoNo encontro, Florence destacou os pontos convergentes entre o ministério e as entidades ligadas ao Fórum para a elaboração do plano de combate à pobreza que será desenvolvido pelo governo federal, especialmente no meio rural. Entre eles, ações de desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

Perfil
De perfil técnico, Celso Lisboa de Lacerda, 48 anos, é casado e pais de dois filhos. Natural de Tupã (SP), formou-se em agronomia e matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), em 1987, e fez especialização em economia agroindustrial. Durante 23 anos, atuou em cooperativas e prestou assessoria técnica em assentamentos da reforma agrária no interior paranaense. Foi secretário municipal de agricultura de Ponta Grossa e, em 2003, assumiu a Superintendência Regional do Incra no Paraná. Em 2008, Celso Lacerda assumiu a Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, responsável por executar o programa de reforma agrária no país.