terça-feira, 12 de abril de 2011

INCRA entrega casas em assentamento do Eixo Forte

10 casas foram inauguradas em assentamento de Santarém

Casas entregues ao assentados no Eixo Forte
A comunidade São Braz, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, Município de Santarém, inaugurou 10 casas no último domingo (10). As famílias acessaram o Crédito Instalação, modalidade Aquisição de Material de Construção, no valor R$ 15 mil, que é repassado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra. Os recursos podem ser aplicados em material de construção e no pagamento de mão de obra. O prazo de quitação é de 20 anos, com carência de três.
As 10 casas inauguradas na comunidade São Braz fazem parte de uma etapa, em fase final de execução, de 100 casas no PAE Eixo Forte. Iniciada em outubro de 2010, a atual etapa tem apenas três casas em obras. As demais foram concluídas e estão em fase de inauguração.
As casas construídas no PAE Eixo Forte têm aproximadamente 42 metros quadrados e cinco cômodos. A seleção das famílias foi feita pelas próprias comunidades. “Nós fizemos com que o beneficiário (assentado) participasse do processo. Fizemos reuniões nas comunidades, que indicavam os nomes com mais necessidade para se construir uma habitação”, relata o presidente da Federação do PAE Eixo Forte, Ladilson Amaral.
Como forma de engajar mais as comunidades na construção das casas e diminuir os custos com mão de obra, Amaral informa que foram escolhidos pedreiros da própria região. Além disso, os assentados ajudaram em alguns serviços, como a colocação de aterro e a implantação da fossa séptica.
Assentada Ana Peixoto fala da alegria em receber sua casa
A assentada Ana Pedroso Peixoto, 67, e seu marido, Marcelino Nascimento Peixoto, 69, estão entre os atendidos no PAE Eixo Forte. Eles receberam no domingo as chaves da nova casa. A mudança deve ocorrer até o final desta semana. O casal, que reside numa casa cedida pelos filhos, comemorou a conquista. “Sinto-me honrada e feliz. Estarei mais sossegada na minha (nova) casa. Aqui, dá para eu trabalhar melhor”, afirmou a assentada Ana Pedroso.
O assentamento
O PAE Eixo Forte foi criado em 2005, possui cerca de 12.700 hectares e capacidade para atender 1.400 famílias. A maioria das comunidades fica às margens da estrada que dá acesso à praia de Alter do Chão, ponto turístico da região. As famílias se organizam para realizar, anualmente, diversos festivais, como do tacacá, do açaí e da galinha caipira. Atualmente, a Emater-Pará presta assessoria técnica no assentamento.