quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Governo Federal finaliza 2013 com a entrega de mais de dez mil máquinas do PAC

Todos os 5.061 municípios brasileiros com até 50 mil habitantes terminaram o ano de 2013 com, pelo menos, um exemplar dos equipamentos doados pelo Governo Federal no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Instituída para fortalecer o escoamento agrícola familiar a partir da conservação das estradas vicinais, a iniciativa já entregou gratuitamente mais de dez mil maquinários para as prefeituras do País. Os equipamentos beneficiam aproximadamente 25 milhões de pessoas que vivem no meio rural. A execução do programa é feita pelo Ministério do PACDesenvolvimento Agrário (MDA), que concluirá as doações das máquinas ainda no primeiro semestre deste ano.

Com a entrega de todas as retroescavadeiras do programa no último mês de dezembro, as doações de 2014 incluirão o repasse de mais 7.992 equipamentos: 2.530 motoniveladoras, 3.754 caminhões-caçamba, 729 caminhões pipa e 979 pás-carregadeiras. A aquisição dessas máquinas completará, também, a aplicação dos R$ 5 bilhões que o MDA investiu para adquirir os maquinários.

"O PAC 2 Equipamentos dota as prefeituras com máquinas que melhoram a mobilidade no campo, que melhoram as estradas vicinais, por onde passam pessoas, alimentos e também o transporte escolar e os medicamentos. A entrega desses equipamentos significa o atendimento de 83% da população brasileira que mora no meio rural", explica o ministro do MDA, Pepe Vargas.

Ao fim da ação, o Governo Federal terá distribuído 18.073 máquinas: 5.071 retroescavadeiras; 5061 motoniveladoras; e 5061 caminhões-caçamba para os municípios com até 50 mil pessoas; e outros 1.440 caminhões pipa e 1440 pás-carregadeiras para os municípios castigados pela forte estiagem. O número de retroescavadeiras doadas é pouco maior pois dez municípios contemplados passaram a ter uma população superior a 50 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os municípios selecionados pelo PAC 2 estão localizados em 26 estados – apenas o Distrito Federal não recebe as máquinas. As doações dos equipamentos atendem diretamente cerca de quatro milhões de estabelecimentos da agricultura familiar.

Em Moita Bonita (SE), o trabalho realizado pelos equipamentos - retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba - que o município recebeu estão fazendo a diferença. Quem assegura é o presidente da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Município de Moita Bonita (Cooperafes), Joelito Costa Santos. "Com a conservação das estradas, economizamos até 15% no processo de comercialização. A economia vai direto para o bolso do agricultor. Isso nos fortalece porque temos mais condições de investir na nossa propriedade e, consequentemente, de permanecer no campo. A garantia que a agricultura familiar tenha continuidade é, com certeza, o principal benefício do programa", pontua.

Realidade que há pouco tempo era outra. "Já tivemos que interromper o recolhimento da produção porque o carro não passava nas estradas", lembra. O empreendimento, que tem a batata-doce como matéria-prima, reúne 64 agricultores familiares. A produção da cooperativa é vendida para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e ainda para uma rede de supermercados da Bahia.

Melhor convivência com o Semiárido

No início de 2013, a doação dos equipamentos priorizou municípios situados no Semiárido e em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos devido à falta de chuva. Ao todo, a ação distribuiu 4.601 equipamentos – 964 retroescavadeiras, 1.440 motoniveladoras, 1.025 caminhões-caçamba, 711 caminhões pipa e 461 pás-carregadeiras – para 1.440 municípios de 11 estados.

A distribuição beneficiou mais de 11 milhões de pessoas residentes do meio rural e quase dois milhões de propriedades da agricultura familiar. Em 2014, o atendimento prioritário continuará com a entrega de outros 415 caminhões-caçamba, 729 caminhões pipa e 979 pás-carregadeiras.

Fonte: Ascom MDA